sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Biblioteca semear

Projeto de Biblioteca Comunitária no Complexo Lagunar da Baixada de Jacarépaguá, região afetada pela poluição. Esse projeto é apoiado pela Coordenação de Cultura da UNIRIO que oferece bolsa aos estudantes que trabalham colaborando com a biblioteca.
Estimular a educação ambiental é um dos focos da biblioteca.
Sobre o espaço:
"O espaço utilizado é uma casa, cedida ao projeto, onde abriga o Zizylily Brechó Social e a Biblioteca Comunitária Semear. O Zizylily Brechó Social foi montado através de doações de peças de roupas e acessórios por colaboradores, apoiadores e moradores da ilha; toda renda é destinada à manutenção da biblioteca, nos gastos básicos de infra-estrutura e materiais para as oficinas oferecidas. A fonte dos produtos comercializados é exclusivamente de doações por colaboradores e moradores das ilhas, onde incentivamos o consumo consciente e o reaproveitamento, orientando a diminuição da poluição e menor uso de matéria prima. Toda renda é destinada à manutenção do projeto em infra-estrutura e materiais das oficinas para crianças e adultos. É feito o reaproveitamento de retalhos da indústria têxtil na confecção de novas peças a serem comercializadas no brechó."



Objetivo do projeto:
"O objetivo é suprir a falta de iniciativas culturais e educacionais na comunidade, uma vez que a própria se encontra relativamente isolada; criar hábitos de leitura e estimular o consumo consciente através de práticas sustentáveis."

O tratamento técnico do acervo é feito por estudantes de Biblioteconomia. O software PHL é utilizado para cadastro dos livros, e para consulta dos usuários. Os livros são classificados através da CDD - Classificação Decimal de dewey.
Interessante destacar que os livros doados pelos moradores da comunidade são priorizados durante o tratamento técnico, para que os usuários ao visitarem a biblioteca reconheçam seus itens e se sintam valorizados.

Os moradores da Ilha da Gigóia participam intensamente da Biblioteca Semear, principalmente apoiando os eventos promovidos no local. O evento de inauguração, por exemplo, teve moradores ajudando na ornamentação, ajudando com comidas e aperitivos, e também a participação do músico Thales de Souza que é morador da região.
Participação do músico Thales de Souza no evento de inauguração da Biblioteca Semear

A Biblioteca Semear, e seus eventos, são divulgados através de redes sociais virtuais, panfletos e conversas com os moradores da comunidade.


Fonte: Trabalho Biblioteca Comunitária Semear
Cíntia Belém; Eddy Aguirre; Prof. DSc. Roberta Ziolli
Endereço:Rua Marina dos Coqueiros, casa 8
ILHA PRIMEIRA – Itanhangá. Rio de Janeiro, RJ
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002165048515

Nenhum comentário: